Medicina Ocupacional SEGURANÇA DO TRABALHO

A “Simples Saúde / Ergocor” desenvolve todos os tipos de serviços de Medicina e Segurança do Trabalho. Dentre os principais, destacamos o PPRA (NR 9), o PCMSO (NR 7), o LTCAT e o PCMAT (NR 18).

Além dos citados, a “Simples Saúde / Ergocor” oferece também serviços para acompanhar e auxiliar CIPA,  realizando treinamentos a fim de promover a capacitação, a conscientização e prevenção da saúde e segurança ocupacional de nossos clientes.

Alguns de nossos treinamentos são:

NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual;

NR 11 - Transporte e movimentação de cargas;

NR 18 -  Admissional;

NR 33 - Espaços Confinados;

NR 35 - Trabalho em altura; entre outros.


Realizamos seu PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e adequamos sua empresa ao eSocial.

CIPA e SIPAT: Orientação e acompanhamento da CIPA e orientação e apoio a SIPAT:

Orientamos os trabalhadores sobre Transporte e movimentação de cargas. O transporte incorreto de cargas pode provocar diversos acidentes quedas de materiais e além de provocar doenças osteomusculares (doenças na coluna e membros superiores e inferiores) nos trabalhadores. 
 
Trabalhamos também com a Prevenção de incêndios avaliação de extintores, avaliação de riscos de incêndios e treinamento a combate a princípio de incêndios.
 
Realizamos o acompanhamento de eventuais fiscalizações do Ministério do Trabalho para sanar quaisquer exigências por determinação do fiscal do trabalho. 

Quais as vantagens da Medicina e Segurança do Trabalho para as empresas?


Desenvolvemos e acompanhamos todos os tipos de serviços de Medicina e Segurança do Trabalho.
Dentre os principais, destacamos:

PPRA (NR 9) – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - que deve ser renovado anualmente e deve ser mantido a avaliação e o controle dos riscos ambientais no ambiente de trabalho dos trabalhadores;

PCMSO (NR 7) – Programa de controle Médico e Saúde Ocupacional - que deve ser renovado anualmente e deve ser mantido o controle dos exames complementares dos trabalhadores;

LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – Realizamos este documento estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador;

PCMAT (NR 18) - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção – este documento deve ser elaborado sempre quando houver obras de construção e reforma, realizamos a elaboração do documento e o acompanhamento da obra a ser realizada;

CIPA (NR 05) – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – A CIPA deve ser renovada anualmente e mantemos todo processo tualizado com treinamento e acompanhamos e orientamos as reuniões mensais obrigatórias.

Treinamentos de máquinas e equipamentos (NR12): Todas as máquinas e equipamentos devem ter trabalhadores devidamente reinados quanto a segurança do trabalho.

Sinalização de segurança (NR26):  As empresas devem ter sinalização de segurança em todas as suas dependências.

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes – Deve ser realizada anualmente conforme determina a NR 05. A Simples Saúde organiza e realiza a sua SIPAT com custo baixo e eficiente.

Prevenção e Combate a incêndios (NR 23) – As empresas devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. Realizamos a instrução teórica e prática quanto à formação de brigada de incêndio focando:

a) A adequação e o dimensionamento dos equipamentos de combate a incêndio;

b) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

c) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

d) dispositivos de alarme existentes.


Ordem de Serviço – NR 01 –
Esta norma determina que as empresas devem ter informações sobre:

I. Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;

II. Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

III. Os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;

IV. Os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

Também determina o cumprimento dos trabalhadores quanto às disposições para prevenção da segurança e saúde ocupacional. A Simples Saúde elabora as Ordens de Serviço de todas as funções da sua empresa, para o cumprimento desta norma.

Ergonomia (NR 17)

 – Realizamos os treinamentos dos trabalhadores a fim de conscientizar os trabalhadores quanto aos riscos ergonômicos no trabalho e realizamos o relatório de adequação dos postos de trabalho.


Entre outros.